sexta-feira, 28 de abril de 2023

Batalhão da PM em Fabriciano comemora 10 anos com homenagens

O comando do 58º Batalhão de Polícia Militar promoveu nesta sexta-feira ( 28), uma solenidade alusiva ao aniversário de 10 anos da Unidade, registrado no dia 25 deste mês. Estiveram presentes no evento comemorativo autoridades militares do judiciário e civis, que receberam homenagens pelo apoio à PM na garantia da segurança pública. No decorrer da solenidade, militares também foram homenageados nas modalidades destaque administrativo, motorista padrão e destaque operacional.

O 58º Batalhão exerce responsabilidade territorial pelo policiamento ostensivo nos municípios de Coronel Fabriciano, Timóteo, Jaguaraçu, Marliéria e Antônio Dias. A unidade foi criada em 2013. “Uma parte do que é nossa área atual de atuação pertencia ao 14º BPM, então, o comando entendeu que a unidade de Ipatinga estava com uma área de atuação muito grande. E existiam problemas crônicos de criminalidade. Podemos dizer que desde 2015, os índices têm caído ano a ano. Já estamos com uma redução dos crimes na casa dos 30%, neste primeiro quadrimestre de 2023”, relatou o Tenente-Coronel Fabrício Pereira Silva, Comandante do 58º BPM.

  • De acordo com o Tenente-Coronel Fabrício existem projetos para melhorar ainda mais a estrutura da PM na região, o que vai potencializar avanços na qualidade do serviço prestado à comunidade. “Estamos com a sede própria em construção, com a previsão inicial de entrega para outubro. Pretendemos tirar do papel o nosso posto orgânico de abastecimento, já que atualmente temos que deslocar para essa finalidade até Ipatinga. Outra proposta é a implantação de um cinturão de segurança, o monitoramento de câmeras, no modelo do que está implantado na cidade vizinha”.

A manutenção da segurança pública é um trabalho diário, que só tem efetividade com o envolvimento da sociedade, e da união dos órgãos de segurança pública. De forma simplificada, o comandante do 58ºBPM explicou que atualmente cada setor das cidades que estão na área de responsabilidade da unidade tem um oficial, que recebe as demandas da comunidade. “Trabalhamos com a setorização, essa interação com o cidadão deixa claro para nós quais são os gargalos, onde se faz necessário uma maior ostensividade e visibilidade da Polícia Militar. Sempre estamos buscando reduzir os índices criminais, mas como também aumentar a sensação de segurança”.