quarta-feira, 26 de abril de 2023

Supermercados e lojas do setor funcionam em mais um feriado no Vale do Aço

 Empresas de gênero alimentício estão autorizadas a cumprir expediente neste sábado, aniversário de emancipação de Ipatinga e Timóteo

 
IPATINGA – Após ficarem abertas no Dia de Tiradentes – feriado nacional anualmente celebrado em 21/04 –, empresas no varejo alimentício da região também têm autorização para funcionar neste sábado (29), quando será comemorado o aniversário de emancipação de Ipatinga e Timóteo. A abertura em mais um feriado está amparada em Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) viabilizada pelo Sindicato do Comércio Varejista e Atacadista de Bens e Serviços (Sindcomércio) do Vale do Aço. Serviços essenciais, como farmácias, padarias e postos de combustíveis, também cumprem expediente, mas resguardados por legislação federal.

 Em Ipatinga, o funcionamento no feriado do dia 29 em supermercados, açougues, casas de carne, mercearias, varejões, hortifrútis, peixarias e demais estabelecimentos do setor, está permitido das 8h às 18h. Já em Timóteo, pode ocorrer das 8h às 14h. Em Coronel Fabriciano, por sua vez, a abertura de todo o comércio será normal.

Já as chamadas “lojas de rua”, ou seja, aquelas que tradicionalmente fazem horários especiais em datas comemorativas, estarão de portas fechadas, em Ipatinga e Timóteo, retomando as atividades normais apenas na terça-feira (02/05). Na segunda-feira (1º), Dia do Trabalhador, não haverá expediente em praticamente todo o comércio regional.

 Shopping

No Shopping Vale do Aço, a Praça de Alimentação funcionará das 11h às 22h neste sábado. O supermercado Coelho Diniz, por sua vez, das 9h às 18h, enquanto a farmácia Indiana abre as portas das 10h às 21h. O cinema opera normalmente.

A abertura das demais lojas do Shopping Vale do Aço no feriado é facultativa, ou seja, está proibido o uso da mão de obra dos empregados, mas o expediente pode ser cumprido, das 12h às 18h, com os proprietários na linha de frente.

(foto: Emmanuel Franco e informações do Sindcomércio)