A Fundação São Francisco Xavier, mantenedora do HMC, por meio de uma nota, disse que foi comunicada pela Diretoria Clínica do hospital sobre a suspensão das atividades médicas eletivas nas referidas datas.
Confira a nota na íntegra:
Os médicos que integram o Corpo Clínico do Hospital Márcio Cunha (HMC) comunicam à população de Ipatinga e do Vale do Aço que farão uma “Segunda Paralisação De Advertência” nos dias 24 e 25/05/2023, de modo que não serão realizados atendimentos em consultório, exames e cirurgias eletivas.
Recomendamos que os Pacientes com cirurgias, consultas e exames agendados para tais datas procurem o HMC, pelos canais disponíveis, para reagendamento.
O Corpo Clínico vem, há mais de um ano, tentando negociar com o HMC melhorias nas condições de trabalho dos médicos. Contudo, diante da inflexibilidade e da suspensão dos diálogos por parte do HMC, não restou ao Corpo Clínico outra alternativa que a realização de nova paralisação, com o objetivo de sensibilizar o HMC a retomar as tratativas.
Sempre em respeito à população de Ipatinga e do Vale do Aço, serão rigorosamente observadas na paralisação todas as diretrizes do CRM-MG, em especial quanto ao integral atendimento das urgências e emergências no Pronto Socorro, Unidades de Terapia Intensiva bem como aos pacientes internados. Ainda, estará ativa a escala de prontidão de médicos para as especialidades que envolvem atendimento de urgência e emergência.
Por fim, o Corpo Clínico conta, mais uma vez, com a compreensão de todos, e espera que as negociações com o HMC sejam retomadas e então avancem em benefício de todos, especialmente da População de Ipatinga e do Vale do Aço.