segunda-feira, 26 de junho de 2023

Ex-ministro da Agricultura Alysson Paolinelli está internado em estado grave

GOVERNADOR ROMEU ZEMA VISITA PAOLINELLI

 Paolinelli é apontado como um dos maiores nomes da agricultura brasileira

O agro brasileiro comemora dois eventos de destaque nacional neste final de semana: o aniversário de 50 anos da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), e o mais importante: o bom estado de saúde do ex-ministro Alysson Paolinelli, um dos fundadores da Embrapa, que se recupera a passos largos de uma cirurgia. E para soprar as velinhas dessas comemorações, ninguém melhor que o governador Romeu Zema, que fez uma visita Alysson Paolinelli em companhia do presidente da Academia Latino-Amarericana do Agronegócio (Alagro), Manoel Mário.

Alysson Paolinelli assumiu o Ministério da Agricultura em 1974, provocando uma revolução na agropecuária brasileira. Paolinelli recrutou cerca de 1.500 agrônomos e técnicos agrícolas espalhando esse pessoal pelo mundo afora a fim de saber como funcionava a criação de gado e a Agricultura Mundial. Na década de 70 o Brasil precisava buscar lá fora boa parte de nossos alimentos, até a carne era importada para completar o consumo da população.

Com o retorno dos agrônomos e técnicos ao Brasil, a Embrapa foi se transformando em um grande centro de ciência e tecnologia e Alysson Paolinelli resolveu desbravar o cerrado brasileiro, até então ignorado pelas autoridades do Agro. Naquela época era comum ouvir em rodas de negócios de terras no interior: “cerrado? Nem dado, nem herdado”. Hoje o agronegócio brasileiro, o terceiro maior do mundo, é líder na exportação de carnes de boi e frango, soja, milho, suco de laranja, cacau, açúcar e café.

Alysson Paolinelli, em reprise no jornal da Itatiaia, fala sobre a preocupação com agricultura sustentável: “bom, eu sou contra qualquer extrativismo, uso de compostos perigosos. Eu sou contra todos esses. Eu acho que temos hoje ciência capaz de garantir que o produto que eu estou usando ele é absolutamente é inócuo a vida humana. Mas eu acredito também que a área biológica vai avançar muito agora, vai reduzir o uso dos químicos, e vai melhorar muitas condições de ter alimentos mais naturais, mas é saudáveis e mas nutritivos para a sociedade”.