sexta-feira, 21 de abril de 2023

Michel Temer foi o destaque das homenagens da Inconfidência Mineira em Ouro Preto

Governador Romeu Zema entrega o GRANDE COLAR ao ex Presidente Michel Temer

Ex-presidente e senador foram escolhidos pelo governador mineiro para receber a tradicional homenagem; outras 170 pessoas e instituições foram agraciadas

Ao som de uma trilha aleatória, que incluiu a música de abertura da série Game of Thrones, da HBO, o governo de Minas Gerais realizou nesta sexta-feira (21/4), em Ouro Preto, na Região Central do estado, a 71ª cerimônia de entrega das medalhas da Inconfidência Mineira, com a presença do ex-presidente Michel Temer (MDB) e do senador Sergio Moro (União Brasil), homenageados com outras 170 pessoas e instituições.

"Os avanços que temos como nação começaram a ser conquistados pelo sangue mineiro derramado na Inconfidência e isso não pode ser esquecido jamais", afirmou Zema. O governador também elogiou o governo Temer por acabar com o "fantasma da ruptura institucional."

O ex-presidente do Brasil foi escolhido para receber o Grande Colar, principal honraria da homenagem e que condecora somente chefes de Estado, chefes de governo e chefes dos demais Poderes da União. Ele entra para uma seleta lista, que também inclui o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e outros ex-presidentes, tais como Dilma Rousseff (PT) e Jair Bolsonaro (PL).

"Esta solenidade é preciosa e significativa porque ultrapassa as fronteiras de Ouro Preto e de Minas Gerais para atingir todo o país. É uma particularidade receber este homenagem na cidade que é berço de boa parte da história do Brasil", declarou Temer.

O governo mineiro também distribui outras três homenagens: a Grande Medalha, a Medalha de Honra e a Medalha da Inconfidência. Entre os escolhidos, estão parlamentares aliados e de oposição, juristas, jornalistas, artistas, líderes religiosos, militares e instituições.

Assim como no ano passado, o evento foi dividido em duas partes. Inicialmente, foi realizada a tradicional cerimônia de tiros, seguida pelo hasteamento da bandeira e a colocação de flores no monumento de Tiradentes, na praça de mesmo nome. Em seguida, foi feita a homenagem aos agraciados, dentro do Centro de Artes e Convenções da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop).

 O Dia da Inconfidência Mineira foi escolhido por causa da data da morte de Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, em 1792. Já a medalha, foi criada em 1952, pelo então governador Juscelino Kubitscheck. Durante as comemorações deste dia 21 de abril, a cidade de Ouro Preto volta a ser, de forma simbólica, a capital do estado.

Temer esteve ao lado do governador Romeu Zema (Novo) durante todo o evento. Ambos colocaram uma coroa de flores para Tiradentes.

Semana da Inconfidência

A secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult), em parceria com as prefeituras de Ouro Preto e de Tiradentes, criou neste ano a Semana da Inconfidência, com uma programação cultural nas duas cidades entre os dias 14/4 e 23/4, com o slogan “A Liberdade Mora em Minas”.

 A programação inclui mais de cem atividades, além dos atos cívicos e agendas oficiais, com a promoção de ações para o desenvolvimento da cultura, do turismo e da economia criativa.

Com informações do portal UAI e fotos da Agencia Minas