sexta-feira, 19 de maio de 2023

Prefeitura de Ipatinga destina ao Unileste 198 cadeiras especiais de apoio à reabilitação física e visual

Foto:  reitor do Unileste, Dr. Genésio Zeferino da Silva Filho e o prefeito Gustavo Nunes
Em mais uma ação que evidencia o compromisso de seu governo com a inclusão e uma melhor assistência à população na área de saúde, o prefeito de Ipatinga, Gustavo Nunes, realizou nesta sexta-feira (19) a entrega de 198 cadeiras adaptadas ao Centro Especializado em Reabilitação Física e Visual - CER II, localizado na unidade do Unileste (Centro Universitário Católica do Leste de Minas Gerais) no bairro Bom Retiro. O ato contou também com a presença do novo secretário de Saúde do município, Leonardo Seixas de Oliveira.

As cadeiras foram adquiridas pela Prefeitura de Ipatinga e são direcionadas ao atendimento da população da microrregião do Vale do Aço. O serviço é contratualizado e regulado pelo Município de Ipatinga, com atendimento a 87 cidades pactuadas.

 


O prefeito Gustavo Nunes ressaltou a importância desses equipamentos para a cidade e região, enfatizando que eles representam um investimento significativo na qualidade de vida e na inclusão das pessoas com necessidades especiais. A aquisição contou com o aporte de mais de R$ 400 mil pelo governo federal. Anualmente, são realizadas 350 entregas entre cadeiras de banho, elétricas e manuais.

“Essa iniciativa reforça o compromisso de Ipatinga em se tornar uma cidade-referência em inclusão e saúde, oferecendo recursos e serviços de qualidade para a população. As cadeiras adaptadas especializadas representam uma importante conquista, pois proporcionam maior mobilidade e autonomia para as pessoas com limitações físicas, contribuindo para a sua integração social e melhoria da qualidade de vida”, disse o prefeito Gustavo Nunes.

O secretário de Saúde do município, Leonardo Seixas de Oliveira, explicou que para ter acesso a esse serviço especializado os municípios da região devem dirigir o boletim de encaminhamento dos pacientes ao Serviço de Autorização Médica (SAM). A partir do SAM, os pacientes são direcionados ao CER II, onde poderão receber o atendimento adequado às suas necessidades de reabilitação física e visual.

Com esse investimento e parceria entre o governo federal, a Prefeitura de Ipatinga e o Centro Universitário Católica do Leste de Minas Gerais, a cidade fortalece sua posição como referência na promoção da inclusão e no cuidado com a saúde de seus cidadãos.

Também presente durante a entrega dos equipamentos, o diretor do Departamento de Atenção Especializada (DAES), Walisson Medeiros, citou a importância dos serviços prestados pelo CER II como suporte à RCPD (Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência) do município de Ipatinga, onde o serviço é ofertado de forma humanizada e com expertise e excelência.